top of page
Quem Somos
Nosso Trabalho
Contato

OS AUTORES

LUIZ FERNANDES DE OLIVEIRA

 

  • Graduado em Sociologia pela Universidade “La Sapienza” de Roma, Itália.

 

  • Especialista em História da África e do Negro no Brasil - UCAM.

 

  • Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

  • Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ.

 

  • Professor de Ensino de Ciências Sociais e relações étnico-raciais na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

 

  • Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC da UFRRJ.

 

  • Lecionou Sociologia no Ensino Médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC e no Ensino Médio da Prefeitura de Macaé-RJ.

 

  • Atuou como Professor Assistente da UERJ, nos anos iniciais, do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Cap-UERJ.

RICARDO CESAR ROCHA DA COSTA

 

  • Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

  • Especialista em História da África e do Negro no Brasil - UCAM.

 

  • Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

 

  • Doutorando em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

 

  • Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, Campus São Gonçalo.

  • Professor da Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileira - IFRJ, Campus São Gonçalo.

 

  • Lecionou Sociologia no Ensino Médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e no Ensino Médio da Prefeitura de Macaé.

 

  • Pesquisador, com trabalhos realizados para a Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Saúde e Unesco.​

SOLICITAÇÃO DE LIVRO PNLD2018

Clique aqui

Serviços

O livro é estruturado em três unidades básicas com oito capítulos em cada unidade (total de vinte e quatro), a serem desenvolvidos nos três anos de escolaridade do Ensino Médio. 

ESTRUTURA DO LIVRO

Apresenta conceitos clássicos da Sociologia. Na ordenação dos capítulos, iniciamos o primeiro capítulo – Sociologia: dialogando com você – com uma reflexão sobre a importância do conhecimento sociológico no Ensino Médio e na vida cotidiana dos jovens, através da categoria formulada por Charles Wright Mills, a imaginação sociológica. Em seguida, refletimos sobre a diferença entre senso comum e pensamento sociológico.

Compreende um recorte diferente. Com o título Trabalho, Política e Sociedade, é composta de oito capítulos, e a ideia principal é penetrar nas grandes questões da modernidade e do tempo presente, as quais consideramos fundamentais para que os estudantes iniciem uma reflexão mais acurada dos processos e dinâmicas econômicas, sociais e políticas do mundo contemporâneo.

Relações Sociais Contemporâneas – pretende fechar um ciclo de mergulho do aluno no mundo da Sociologia; composta de oito capítulos que avançam na perspectiva de reflexão de grandes temas contemporâneos de interesse dos jovens.

Certa vez, um grande sociólogo francês, chamado Pierre Bourdieu, disse que a Sociologia é “um esporte de combate”. Como assim? Ele era um intelectual que gostava de debater suas ideias, sempre pronto para defendê-las em meio a diferentes públicos. A ideia de “esporte de combate” significava, para Bourdieu, que a Sociologia deveria fazer com que as pessoas entendessem as origens das desigualdades e das violências de diversos tipos. Mas isto não bastava: devia-se reagir, buscando uma saída.


Este livro de Sociologia está imbuído desse espírito. Abrir um diálogo com um grande público – os jovens brasileiros do século XXI – e buscar outra visão além do que chamamos de senso comum, ou seja, precisamos compreender e superar as ideias que se baseiam na aparência das coisas, sem uma reflexão mais apurada. 

SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Para nós, os autores, a Sociologia tem como princípio dar conta de duas tarefas que julgamos fundamentais: problematizar as opiniões que predominam no cotidiano e, ao mesmo tempo, desnaturalizar a realidade social. Isto significa que as ideias sobre a vida social dos indivíduos devem ser pensadas a partir de um estudo criterioso, com base científica. Todos nós, em geral, temos as opiniões mais diversas, sobre as relações entre as pessoas, as instituições, a cultura, a economia, a política etc. Mas será que somente as opiniões das pessoas, sem um estudo minimamente criterioso, refletem a realidade da vida social? Como dizia o poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht: “nada deve parecer natural”.


Este livro apresenta diversos temas, conceitos e teorias estudados e pesquisados pela Sociologia. Queremos apresentar aos jovens conteúdos que construam um saber crítico, dinâmico e problematizador das noções do senso comum. Crítico, porque visa a inserção consciente dos jovens no mundo à sua volta; dinâmico, por incentivar a participação política e social consciente na realidade social brasileira; e, por fim, problematizador, por questionar os discursos naturalizadores de uma realidade social marcada por profundos problemas éticos, sociais e econômicos.


Mas este livro não trabalha só com a Sociologia enquanto ciência, pois a vida em sociedade é influenciada também pela compreensão de ideias e fatos estudados por várias áreas do conhecimento. Por isso, dialogamos sempre com outras disciplinas, com o objetivo de entendermos melhor os diversos temas abordados.


Os capítulos do livro começam com a apresentação de fatos e ideias da vida cotidiana. Os conceitos sociológicos são introduzidos e aprofundados a partir de uma problematização inicial de como esses fatos e ideias são formulados no nível do senso comum. São também utilizados tabelas, gráficos, mapas, ilustrações e imagens que  estimulam uma reflexão crítica do estudante sobre os temas discutidos. Ao final de cada capítulo, são listadas questões que possam sintetizar e sistematizar o assunto em debate, propostas de dinâmica para o trabalho em sala de aula, propostas de pesquisas e de outras leituras de livros, uma filmografia, uma relação de sites e a indicação de letras de músicas. Uma inovação que apresentamos nesta edição é a indicação de jogos que possam contribuir para a reflexão sobre o tema desenvolvido.  

 
Os conteúdos do livro têm como base as principais elaborações teóricas da Sociologia contemporânea, desde os autores considerados fundadores da disciplina até os nacionais e internacionais da atualidade.


Desejamos construir com vocês, professor(a) e estudante, uma profunda e longa parceria, tendo como ponto de partida as discussões que apresentamos e propomos desenvolver neste livro, referentes às várias questões da realidade social que nos cerca.    
                                            

                                                                                                                                                                                                               Os autores
 

O livro propõe, ao final de cada Capítulo, algumas sugestões didáticas e metodológicas, com questões que estimulem a reflexão crítica, o debate e a produção do estudante, como forma de compreensão dos conceitos sociológicos apresentados no decorrer de cada temática. São três seções distintas:

METODOLOGIA

INTERATIVIDADE

Propostas de atividades para os/as estudantes, objetivando a sistematização das informações apreendidas (Revendo o capítulo e Verificando o seu conhecimento), a pesquisa e o posterior debate em sala de aula (Dialogando com a turma), e diversas possibilidades de investigação e de consulta a outras fontes de informação (Pesquisando e refletindo). Esta última reúne subseções com indicações de livros e filmes – sempre sugerindo um Filme Destaque –, assim como de acesso a sites da internet e à reflexão proporcionada por letras de músicas.

APRENDENDO COM JOGOS

Uma das novidades desta nova edição do livro, a inclusão de jogos, ao final de cada capítulo, parte da compreensão de que estes podem se constituir mais do que um simples recurso didático, devendo ser entendidos como formas distintas de perceber e de saber, de brincar e de relacionar-se, de representar e identificar-se. Parte-se do princípio de que jogos – de todos os tipos – podem ser aproveitados dentro de uma proposta pedagógica que problematize os conceitos ou a temática em discussão, provocando uma maior aproximação entre a teoria e a reflexão sociológica com a realidade do estudante do século XXI, cada vez mais conectado pela tecnologia em todos os momentos da sua vida. A seção Aprendendo com Jogos pode ser entendida, dessa forma, como mais uma experiência ousada do exercício do conceito de imaginação sociológica.

INTERDISCIPLINARIDADE

 

Texto de reflexão apresentado por especialista de uma determinada disciplina – em sua maioria, professores/as de ensino médio – que, em diálogo com a Sociologia, procura contribuir para o maior entendimento, sob o ponto de vista da construção do conhecimento, sobre conceitos, teorias ou temas trabalhados ao longo de cada capítulo. Os diversos artigos são redigidos por professores/as de Artes, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História,  Filosofia e Física.

DESTAQUES

DESTAQUES DA EDIÇÃO

A iconografia desta 4ª edição reformulada e ampliada é ricamente composta por gráficos, mapas, charges, tiras, cartazes, fotos etc.  Imagens que estimulam uma reflexão crítica do estudante sobre os temas discutidos. 

bottom of page